Bee’s Wrap | Como Fazer

Já há algum tempo que tenho tentado encontrar alternativas sustentáveis para coisas que usamos no dia-a-dia. É claro que nem tudo me dá jeito – sim, porque também é uma questão de dar jeito; por muito sustentáveis que as fraldas de pano sejam, não me veria a prescindir das fraldas descartáveis para ajudar o ambiente se fosse mãe, sorry – mas há alguns artigos que, não só me ajudam a poupar dinheiro, como são fáceis de recriar/tratar e, por isso, uma excelente alternativa aos descartáveis. O copo menstrual, por exemplo, ou mesmo pensos higiénicos, foram duas das coisas que decidi experimentar e que já não troco.

Pelo meu aniversário este ano, um amigo ofereceu-me o que dá título a este artigo: Bee’s Wrap. E o que é isso, perguntam-me vocês? Bee’s Wrap é uma alternativa ao papel de alumínio e ao rolo transparente. São pedaços de pano de algodão, embebidos em cera de abelha, que podemos usar para embrulhar sandes, fruta, bolachas… enfim, uma série de coisas. Porque é que é melhor do que o papel de alumínio? Porque, além de se poder lavar e reutilizar imensas vezes, mantém o que lá for embrulhado mais fresco, por mais tempo. Bolachas moles? Ná! Metade de um abacate que sobrou? Vamos lá!

Desde que o meu amigo me ofereceu o Bee’s Wrap que o tenho usado para embrulhar o pão que compro; mantido no saco de papel, o pão começa a ficar duro depois de uns dias, com este Bee’s Wrap fica bom durante a semana toda (vivo sozinha, por isso um pão fatiado comprado no supermercado chega-me para uma semana inteira). Cubro as taças com o resto do almoço com isto, em vez de ir buscar rolo aderente que depois é deitado fora. Mesmo as sandes que levo para o trabalho, embrulho-as nisto e está tudo fresco no dia seguinte. Quando chego a casa lavo o Bee’s Wrap com água fria, deixo secar e voilá, está pronto a ser reutilizado. Poupo dinheiro e ajudo o ambiente.

Se quiserem ler mais sobre o Bee’s Wrap, podem ver o site onde os meus foram adquiridos, aqui. Se o quiserem comprar aqui na Europa, podem pedir deste site, onde os portes são mais em conta e não se corre o risco de pagar na alfândega (aconteceu-me isso quando recebi o meu, que vinha dos Estados Unidos.)

O único problema de encomendar o produto nestas lojas é que, apesar de reutilizável e dar muito jeito, ainda fica um pouco caro. Para ficarem com uma ideia, na imagem abaixo tem os preços dos packs mais básicos e, a isto, é preciso acrescentar uns £7 de portes de envio.

bee's wrap

Por este motivo, e porque eu gosto muito de fazer aquilo que posso em casa, andei a ver tutoriais online e percebi que fazer Bee’s Wrap é muito fácil. Experimentei e só encontrei um problema: o produto original leva tecido de algodão, cera de abelha, óleo de jojoba e uma resina. Na maior parte dos tutoriais está explícito que basta fazer com o tecido de algodão e a cera de abelha mas, quando usei só estes ingredientes, achei que o tecido não ficava muito maleável, certamente nada maleável quando comparado com os que eu tinha comprado na loja. Isso dificultava o fecho do pano que, normalmente, deveria manter-se fechado e com a forma que desejamos. Assim, decidi que, apesar de não conseguir encontrar a resina, podia acrescentar óleo de jojoba, mas só o encontrava online e também era um pouco caro. Decidi então experimentar substituir o óleo de jojoba por algo que tenho sempre em casa, óleo de côco, e ver no que é que dava. Funcionou. Agora sim, o pano fica com a consistência practicamente igual ao da loja. Quando pressiono com as mãos contra o que estou a embrulhar, a forma do pano mantém-se e sela muito melhor. Além de tudo isto, é mais suave ao tacto e mais fácil de dobrar.

Querem aprender a fazer? Eu ensino! 

*

O que precisam: 

DSCF9909

  • Cera de abelha (grau cosmético ou alimentar)

A cera de abelha utilizada tem de ser, pelo menos, aquilo que é chamado de grau cosmético, ou seja, a mesma cera que se usa para fazer bâlsamo labial, visto que se vai embrulhar comida com o pano. Grau alimentar também funciona, seria até a ideal, mas é mais cara. Eu comprei a minha aqui.

  • Óleo de côco (ou de jojoba)

O que têm por aí na cozinha, serve. Suponho que azeite também deva funcionar, mas eu apostava no óleo de côco. Se conseguirem encontrar óleo de jojoba é o ideal e cheira melhor ainda.

  • Panos de algodão

Vão a qualquer loja de tecidos e peçam pano 100% em algodão ou, caso seja difícil encontrar onde moram (aqui na Bélgica nem sei onde procurar isso ao certo, e com certeza que fica bastante caro), façam como eu e comprem no Aliexpress. O tamanho é convosco; eu comprei estes, tamanho standard de 50 x 50 cm, e depois cortei nas medidas que me dão mais jeito.

  • Pincel

Um pincel ainda não usado, de cerdas suaves e tamanho médio.

  • Tacho pequeno

Qualquer tacho pequenino para onde vão derreter a cera. Pode ser um tacho que tenham por aí, não precisa de ser especificamente para isto, porque a cera sai muito bem com água quente e detergente. Além disso, a cera é de grau cosmético, pura, não é nociva, senão não daria para embrulhar comida.

  • Papel de alumínio e/ou papel vegetal de cozinha

Cortem dois pedaços, de maneira a caber o tecido no seu tamanho maior, assim podem utilizar os mesmos para fazerem os bee’s wrap que precisarem. Eu prefiro usar papel de alumínio por baixo, por ser mais grosso e proteger melhor a superfície de trabalho da cera, e papel vegetal por cima, pois assim vejo o que estou a fazer.

  • Ferro de engomar

Como fazer:

Corta o pano do tamanho que desejas.

Estende bem o pano sobre o papel de alumínio.

DSCF9912.JPG

Num tachinho, leva ao lume um pouco de óleo de côco (menos de meia colher de sopa, eu vejo a olho em relação à cera, não é preciso ter muito) e de seguida junta a cera, a derreter. Se tiveres um bloco de cera, como eu, segura no bloco por uma das extremidades para que não derreta contra o tacho, e vai deixando derreter até teres a quantidade desejada. Se sobrar podes guardar para depois. Eu li que se deve derreter a cera em banho maria, em vez de directamente num tacho. Eu não fiz em banho maria desta vez, mas vocês podem fazê-lo como precaução, para evitar que a cera inflame. Não sabia disso antes de fazer estes bee’s wraps mas, felizmente, não tive contratempos.

Quando estiver tudo derretido, pega no pincel e vai aplicando sobre o pano. Não coloques muita cera num só lugar, espalha bem.

DSCF9913.JPG

Cobre o pano com o papel vegetal e liga o ferro. Passa o ferro umas quantas vezes para que a cera impregne no pano e fique espalhada mais uniformemente.

Retira o pano do papel de alumínio e deixa secar durante uns minutos. Seca rápido.

Passa a ferro pelo menos mais uma vez, deixa secar de novo e está pronto!

Pessoalmente, gosto de deixar secar durante umas horas e passar a ferro uma terceira vez. Penso que a cera fica mais espalhada assim, com menos excessos, e que o pano fica mais maleável, mas é uma questão de tentativa e erro, por isso vão experimentando.

Como cuidar:

Para embrulharem alguma coisa, usem as vossas mãos para criar um selo, apertando o pano nas pontas. O calor das mãos contra a cera faz com que isto aconteça.

O pano deve ser lavado à mão com água fria e um detergente para a loiça suave (mas o detergente é, regra geral, opcional. Só uso detergente se o pano estiver sujo, se for apenas para tirar migalhas e assim, lavo só com água). Em geral o pano pode ser reutilizado à volta de um ano. Não lavem o pano com água quente porque isso vai fazer com que a cera derreta (daí não se poder utilizar os panos para embrulhar carne).

Pendurem-no a secar e, depois, é só dobrá-lo e guardar na gaveta, até à próxima vez.

Espero que vos seja útil! Se decidirem fazer enviem-me uma fotografia do resultado final, ou marquem-me para eu ver!

IMG_0729.JPG

Carina Pereira

Anúncios

7 thoughts on “Bee’s Wrap | Como Fazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s