Bruges – Bélgica

Bruges

Bruges fica a cerca de 3 horas de Mol, a estação de comboio aqui na Bélgica mais perto de onde vivo.

É conhecida como a Veneza do Norte, por causa dos seus canais, mas há mais a dar-lhe o encanto que faz dela uma das cidades mais bonitas da Bélgica. A fama não é desmerecedora.

Ao contrário dos dias em Amsterdão, o Domingo que escolhemos para passear por Bruges amanheceu solarengo e quente. A viagem de comboio correu, como já é costume, sem sobressaltos – é preciso trocar de comboio uma vez – e a estação é bem perto do centro da cidade.

A primeira coisa que se vê mal se desce da estação e se entra nas ruas principais da cidade, é uma alta estátua de metal negro. Parece um gigante a apresentar-nos Bruges, convidando a nos aventurarmos pelas suas ruas estreias e acolhedoras. Porque a cidade é isso mesmo. Casas estreitas, de tijolo pequeno, ruazinhas e vielas que nos dão a sensação de caminhar sobre solos muito antigos, de outros tempos, com muitas histórias. Lojas artesanais, que vendem chocolate, souvenirs, tapeçarias e outras tipicidades e os canais, claro, percorridos por barcos com turistas encantados.

É uma cidade turística e, por isso, mesmo a um domingo, estava cheia, mas não ao ponto de se tornar aborrecido descobrir os seus caminhos. Havia um mercado de peças feitas à mão, várias tours à volta da cidade guiadas por voluntários, esplanadas prontas para se provarem deliciosos gelados.

Há museus para visitar, mas eu acabei por ver a cidade só por fora, entrando numa ruela ou noutra, maravilhada pelas montras tão bonitas e pelo chocolate artesanal.

Dou razão a quem a nomeia como a cidade mais bela da Bélgica. Já conheci algumas e a beleza e o romantismo de Bruges ultrapassa todas elas.

Carina Pereira

nesta série:

Amsterdão parte I

Amsterdão parte II

Anúncios

5 thoughts on “Bruges – Bélgica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s