Blogazine #9

Março traz consigo a promessa de melhor tempo, de dias maiores, e uma das estações mais bonitas do ano. Enquanto a Primavera não chega, a nova edição da Blogazine sai para as bancas digitais, para nos entreter a espera.

Este mês trago mais uma resenha com a chancela da Chiado Editora, do livro O Gato Negro De Tão Preto Que Era, e também a crítica ao disco de Miguel Araújo, Cidade Grande Ao Vivo No Coliseu Do Porto.

Como é já costumeiro fica aqui o link para a revista completa e, em baixo, os dois textos que escrevi, para uma melhor leitura.

A Blogazine oferece a oportunidade de ganharem bilhetes para a Expocosmética, não deixem de participar!

Carina Pereira


Miguel Araújo: Cidade Grande Ao Vivo no Coliseu do Porto

Um ano após o fabuloso concerto com que Miguel Araújo nos agraciou no Coliseu do Porto, surge para venda, numa edição limitada e numerada, todo o registo dessa noite memorável.

O álbum é composto por dois discos e um DVD, dando oportunidade a quem lá não esteve de observar o talento do cantautor, e a quem teve a sorte de fazer parte deste público, a possibilidade de viver este espetáculo novamente no conforto das suas casas. Vinte e uma faixas em pouco mais de duas horas, para nos entretermos e deliciarmos.

A base do concerto foi o disco homónimo, Cidade Grande, e para além de canções como Contamina-me, Dona Laura, ou a tão popular Os Maridos das Outras,  houve ainda muitos momentos dignos de referência nessa noite, e várias participações especiais. Inês Viterbo acompanhou Miguel Araújo em Balada Astral, António Zambujo emprestou a sua voz a Romaria Das Festas De Santa Eufémia e Pica do Sete, e Ana Moura partilhou com Miguel a canção que este compôs para o seu álbum Desfado, E Tu Gostavas De Mim, convidados que abrilhantaram ainda mais um palco já repleto de talento musical.

O ponto alto da noite, no entanto, foi o mais improvável de todos: a banda que inspirou Miguel Araújo para a música, composta pelos tios do cantor e denominada de Os Kappas, entrou em cena com timidez e deixou toda a gente em êxtase. Não se esperava, por certo, o espetáculo que se seguiu, numa cover de Bob Dylan, Like A Rolling Stone. O coliseu cantou de pé, e Os Kappas mereceram os aplausos efusivos com que a audiência em esteria os brindou.

É um álbum que, acredito, se tornará um pedaço importante de história na música Portuguesa, de um artista que já prestou provas sólidas daquilo de que é feito e de quem, tenho a certeza, um dia ouviremos falar com a mesma reverência que se guarda para, por exemplo, Rui Veloso. Pelo talento, pelo trabalho, pelo amor que entrega à música.

Este Cidade Grande Ao Vivo no Coliseu do Porto é um gosto para os sentidos.

blogazine

O Gato Negro De Tão Preto Que Era

O livro, da autoria de Vírgilio Marques que, nesta obra, se assina debaixo do pseudónimo Lobo Mata, traz-nos uma série de contos curiosos. Ao lê-lo, é como se um avô ou parente mais velho nos estivesse a contar histórias do seu tempo, cheias de traquinices e tipicalidades próprias de uma outra era. Muitas das palavras são antigas, pertencem ao vocabulário ancião, e também as vivências retratadas se assentam numa vida de aldeia.

Ao entranharmo-nos nos vários contos, quase conseguimos sentir o viver que ali se exprime. Brincadeiras de rapazes em tempos onde as horas se marcavam pelo sol, estratagemas que hoje em dia pouco lucro dariam, e vidas pacatas de que todos nós já ouvimos falar, contadas com saudade por quem, na sua meninice, as experienciou. Há aqui espaço para (des)gostos de amor, para fugas à polícia, e para a honestidade e simplicidade dos tempos antigos.

A embelezar cada um destes dezasseis contos, constam ilustrações de Maria Freitas. Desenhos que, a cada capítulo, se apresentam como uma janela aberta para a história que se desvenda de seguida.

Uma boa recomendação para quem ainda busca a magia das histórias contadas oralmente.

Anúncios

2 thoughts on “Blogazine #9

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s