Blogazine #5

E a quinta edição da Blogazine, referente ao mês de Novembro, já está na rede!

Desta vez trouxe-vos um projecto e um disco pelo qual tenho muito carinho: Brincar aos Fados!

Podem ler a revista na íntegra aqui, e o meu texto está reproduzido em baixo.

*

Brincar aos Fados

Pelas mãos de Rodrigo Costa Félix, e com letras de Tiago Torres da Silva, nasceu um projeto dedicado ao fado. Um projeto que junta vários fadistas e, contrariando a velha norma de que o fado é coisa de adultos, vem oferecer de forma simples mas dedicada o fado a todas as crianças.

Brincar aos Fados é um disco, mas não só; o álbum de nome homónimo tem doze faixas com letras que se entendem facilmente, mas que assentam em músicas de fados tradicionais. Assim, sem perder a base de que o fado é feito, torna-se possível os mais pequenos descobrirem esta nossa herança – Património Imaterial da Humanidade para a Unesco desde 2011 – e sentirem que ela também lhes pertence. Os fadistas que interpretam estes temas são nomes bem conhecidos: vozes como Camané, Ricardo Ribeiro, Mafalda Arnauth, Katia Guerreiro e até Celeste Rodrigues, irmã de Amália, são só algumas que cantam os poemas de fácil entendimento, criados para apelar ao público infantil, mas que também ensinam o que é o fado.

Mas o projeto vai além deste álbum de estúdio: são workshops direcionados para escolas primárias e secundárias, ou instituições infantis focadas na língua e cultura portuguesas, que visam dar a conhecer o Fado aos mais pequenos de uma forma didática, leve e divertida. Nas apresentações fazem-se atuações musicais, – nas quais as crianças são incentivadas a participar – e há também espaço para alguma teoria: aí, com jogos, passatempos e até mesmo desgarradas, se explica o nascimento e toda a evolução do Fado, tanto da música como da poesia que esta acompanha. Porque o Fado, parecendo simples, é muito rico, e a sua composição segue regras.

Os workshops contam sempre com a presença dos dois mentores acima mencionados, – Rodrigo Costa Félix e Tiago Torres da Silva – de uma fadista convidada, e de dois músicos, um na guitarra Portuguesa e outro na viola do fado.

Um excelente projeto, que leva o fado aos mais pequenos, sem lhe retirar a essência.

Para mais informações:

brincaraosfados@gmail.com

http://www.brincaraosfados.com

http://www.facebook.com/brincaraosfados

Carina Pereira

Untitled

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s