Histórias Com 100 Palavras de Filipe Piteira

Por vezes as histórias curtas são colocadas aquém como se, por seu pequeno tamanho, fossem menos merecedoras de atenção. Ao contrário, penso que as histórias curtas dão espaço ao inacabado, e o inacabado a um sem fim de novas possibilidades. Estas narrativas, que contêm igualmente um princípio, meio e fim, dão azo à nossa própria escolha, deixam pontas soltas prontas a serem o fio condutor de outros caminhos.

Escrever contos recorrendo apenas a 100 palavras é um desafio merecedor de atenção e é isso mesmo que o autor nos traz, nesta compilação com 48 textos, sem qualquer ligação entre si e que, por acréscimo, ainda nos oferecem reflexão.

Os títulos – alguns nomeando até pessoas conhecidas – servem como resumo daquilo que se fala, fazendo-nos antever o que as 100 palavras seguintes nos oferecem. É difícil acertar.

As histórias falam de tudo um pouco: de amor, de dúvida, de luxúria, do etéreo, de vidas e realidades comuns, sendo vagas o suficiente para permitir a interpretação pessoal. É provável que, em mãos diferentes, o sentido de cada história em nada se compare.

Existe, no entanto, uma sombra que paira sobre alguns textos e, numa obra publicada, me faz torcer um pouco o nariz: erros ortográficos que, não sendo em excesso, me deixam um pouco desiludida com o produto final.

É um bom livro para sonhar, para testar o nosso imaginário e para demonstrar que, mesmo em 100 palavras, é possível fazer-se história.

*

“Na mesa de um bar numa esquina esquecida, já embalados pelo vinho, juramos amor eterno entre baforadas sem fim. Entre goles e tragos, somos dois miseráveis amantes. Carícias mil, toques de arrepiar, palavras doces, olhares ternos. Suspiramos juntos e juntos planeamos o futuro. Ela diz que me ama, e eu falso mas perspicaz ainda correspondo. Das mesas do lado parece que sinto inveja. Mas mal sabem eles, que não é para tanto. Porque é tudo da boca para fora. Porque da boca para dentro, agora, o que ela mais quer sei eu, e eu dou porque sou pior que ela.”

*

Carina Pereira

DSCF8388

DSCF8389

DSCF8390

O livro pode ser adquirido aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s