A Rosa E O Narciso E O Cinema Português

Na Sexta-feira passada, enquanto circulava pelo blog Os Devaneios Da Tim, deparei-me com este trailer (há palavra Portuguesa para isto, pergunto-me eu?).

Se já tinha ficado entusiasmada com o artigo da revista Visão que fala deste remake do velhinho Pátio Das Cantigas, então o trailer – e a prespectiva do fabuloso César Mourão na pele de Narciso, personagem outrora interpretada pelo não menos fabuloso Vasco Santana – deixou-me mesmo com vontade de ver isto!

As boas notícias são que, aquando da estreia do filme a 30 de Julho, eu estou de férias em Portugal, por isso este não perco! 🙂

O remake é livre; há coisas que mantiveram do filme original, mas avisa-se que muito da história foi alterada. Creio que não roubará nada ao primeiro, será mais uma amálgama da genialidade do cinema Português de outrora com a realidade dos tempos de hoje.

Ora, por causa disto, este fim-de-semana deu-me para a nostalgia e lá fui eu para o youtube – o nosso salvador nestas andanças – repescar os velhos clássicos, muitos dos quais eu nunca tinha visto.

Comecei por relembrar dois filmes de Amália Rodrigues, – um deles um documentário de Bruno De Almeida (que realizou o documentário Fado Camané) – e o outro o filme da sua vida, que conta com a talentosa Sandra Barata Belo no principal papel.

As escolhas dos clássicos desta vez recaíram sobre O Pátio Das Cantigas e O Costa Do Castelo. António Silva é genial; as personagens dele, mesmo as mais rabugentas, estão cheias de uma energia que nos prende ao ecrã. É bonacheirão, rápido, com tiques muito próprios, uma alegria de se ver.

Para o fim-de-semana que vem também já tenho planos para redescobrir mais disto. A ideia é correr estes filmes todos, porque o que é nacional é verdadeiramente bom!

Carina Pereira

2 thoughts on “A Rosa E O Narciso E O Cinema Português

Deixe uma Resposta

