A Vida Dos Outros

Há vidas fascinantes. Há vidas que nem precisam de encadernação com capa de couro polida, são livros abertos e inteiros, de nos perdermos assim mesmo, só em as ouvir.

A vida alheia fascina-me. Não num esforço mesquinho de a querer saber por saber, de a julgar ou apontar dedos, mas na simples e sincera curiosidade de gostar de histórias. Embora me retraia a questionar quando tenho oportunidade, gosto de saber dos passados de outrem, dos seus rios e afluentes, de experiências que não são minhas. Fico embevecida a ouvir as histórias das vidas dos outros. Às vezes, até um pouco ciumenta. Não do ciúme que quer arrancar o que os outros têm, só do ciúme de querer eu mesma ter uma vida assim, assente em magia e em histórias que nos deixam de olhos despertos mesmo às quatro da manhã.

É preciso ter coragem para fazer da vida o que queremos dela. E quem o consegue por meios e fins honestos tem a minha eterna admiração; os que vão por caminhos menos gastos e, por isso mesmo, têm vivências mais cheias. Os que conhecem estranhos nos aeroportos da vida e lhes abrem a porta por umas horas, para que a vida deles lhes entre pela casa adentro.

Idealmente, para mim, haveriam sítios em cada lugar deste mundo onde nos pudessemos sentar e ouvir os outros. Desconhecidos que, sem necessidade de confissão mas com a confiança despreocupada que reservamos tantas vezes apenas para os que nos são estranhos, exactamente porque não os conhecemos e é indiferente se nos julgam, se sentassem ao pé de nós e nos narrassem, sem pausa nem pressa, aquilo que da sua história achassem merecedor de se ouvir. Se um lugar assim existisse eu compraria uma daquelas cadeiras de praia e sentar-me-ia a escutar cada alma que me achasse merecedora da partilha.

Sentada numa cadeira de praia, ficaria eu imensamente mais rica. Quem sabe, trocando assim passados, não ficaríamos todos de coração mais leve também.

Carina Pereira

in “Crónicas Ao Acaso”

4 thoughts on “A Vida Dos Outros

Deixe uma Resposta

