O Busto De Adão E Outras Poesias de Bruno Félix

No mês de Março foi lançado, pela Chiado Editora, o livro de poesia de Bruno Félix, “O Busto De Adão E Outras Poesias.”

Adquiri o livro, que me chegou prontamente, e alonguei-me a ler-lhe os poemas e as histórias que o compõem. O livro está dividido em quatro partes: começa com poesias soltas e depois vai-se afluindo em “O Livro Dos Sonetos,” que se descreve a si próprio, seguido do “Caderno De Haikai,” pintado com os pequenos poemas de estilo Japonês, e culmina no homónimo do título, “O Busto De Adão,” uma lenda recriada em poesia.

Não se deve amar um livro pela sua encadernação, mas quando este me chegou às mãos não pude deixar de reparar na estética original do mesmo. As páginas têm nuances áureas e a dactilografia é agradável. E depois, para nos arrancar da forma comum de como os livros são usualmente apresentados, há páginas a brincar, com textos escritos de lado, ou de pés para o ar.

Cada parte é dividida com pompa também.

Uma das coisas a apreciar são as ilustrações de Arthur F. Pádua, que salpicam as páginas com a magia das fábulas, emoldurando as palavras que as contam.

Há poesias para todos os gostos: mais simples, mas que não deixam por isso de nos encher o peito, e mais complexas, onde as histórias se arrastam por várias páginas e nos sussurram vidas inteiras. Contos tristes ou mais felizes, para revisitar de acordo com aquilo que estamos a precisar no momento. Há alusão até a lendas conhecidas – como o génio da lâmpada – narradas de uma outra prespectiva, o que nos faz desejar também outras versões para as histórias de infância que conhecemos.

Um livro para retirar da prateleira com regularidade.

*

Podem seguir Bruno Félix no seu blog pessoal, onde a poesia e a música se misturam. Aqui, o artista Márcio Tadeu recita um dos poemas contidos neste livro. E, finalmente, este é o link a seguir para adquirirem o vosso exemplar.

Carina Pereira

9 thoughts on “O Busto De Adão E Outras Poesias de Bruno Félix

Deixe um comentário