O Vendedor De Passados

Acabei esta semana de ler o meu primeiro livro de José Eduardo Agualusa. Escolhi ” O Vendedor De Passados” porque mostrei interesse em ler este autor e um amigo, que já o tinha lido, aconselhou-me este.

A premissa pareceu-me interessante: como é que se vende passados? Peguei no livro e fui descobrir a história.

Para começar, a história é contada por uma Osga, a chamada sardanisca lá para os meus lados. Mas esta não é uma osga qualquer; já foi um homem a quem um novo passado lhe foi dado.

O livro é fácil de ler, as histórias comunicam entre si, e José Eduardo Agualusa joga com as palavras e fá-las bonitas.

Aqui, como é costumeiro, deixo as frases que sublinhei. E agora, vou escolher outro dele para ler.

E, para quem já leu e gostou, aqui está o trailer do filme baseado no livro que vai sair.

*

“Talvez não o faça, para provar as frutas. Creio que o fazem para provar o risco.”

“Um nome pode ser uma condenação. Alguns arrastam o nomeado, como as águas lamacentas de um rio após as grandes chvadas, e, por mais que este resista, impõem-lhe um destino. Outros, pelo contrário, são como máscaras: escondem, iludem. A maioria, evidentemente, não tem poder algum. Recordo sem prazer, sem dor também, o meu nome humano. Não lhe sinto a falta. Não era meu.”

“Era como se chovesse noite.”

“A coragem não é contagiosa; o medo, sim.”

“Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre.”

“Na grande literatura são raros os amores felizes.”

“A felicidade é quase sempre uma irresponsabilidade. Somos felizes durante os breves instantes em que fechamos os olhos.”

“- Conheci uma mulher extraordinária. Ah meu caro, faltam-me as palavras certas para a definir – tudo nela é luz!

Achei um exagero. Onde há luz, há sombras.”

“A nossa memória alimenta-se, em larga medida, daquilo que os outros recordam de nós.”

“Há pessoas destinadas a sonhar (algumas são bem pagas para isso); há pessoas nascidas para trabalhar, práticas e concretas e incansáveis, e há pessoas com jeito de rio, que vão da nascente à foz sem quse nunca abandonarem o leito.”

“Sei hoje, acho que já sabia antes, que todas as vidas são excepcionais.”

Carina Pereira

Deixe uma Resposta

