À Horinha Do Costume

Incrível como aquilo que ouço influencia tudo o resto que faço. Dizendo isto, aqui está mais um fado, ou uma letra, na verdade.

Não consigo encontrar informação suficiente para entender como é que os direitos de autor funcionam no mundo do Fado, pois sei que vários artistas tocam e cantam letras diferentes com um género idêntico. O António Zambujo, por exemplo, tem no seu último álbum – Rua da Emenda, deviam todos ouvi-lo –  um Fado Manuel Maria com letra original de João Monge. Daí depreendo que existem Fados tradicionais e toda a gente os usa e adapta outras letras aos mesmos, mantendo a melodia, com algumas nuances alteradas. Na minha busca de informação referente a isso – busca que não foi muito frutífera no que toca a tirar as minhas dúvidas – deparei-me com um site sobre Fados. Lá encontrei imensos Fados tradicionais!

Fica aqui o site para quem quiser ouvir também, achei-o bastante interessante.

Mas falando no que me trouxe aqui, peguei num desses Fados tradicionais – o Fado Dois Tons – e adaptei-lhe uma letra.

Deixo a poesia aqui e mais tarde, como é já costumeiro, hei-de regressar com uma gravação juntando a letra e a melodia.

A história desta história é simples: é um amor que ninguém aprova, mas acontece ainda assim.

Fado Dois Tons

*

Passas à minha porta

Como se fosse sem querer

Mas eu sei que quando voltas

Tu voltas só para me ver


Apressado não me olhas

Mas os teus olhos sorriem

Como podem os teus olhos

Sem me tocarem, me despirem


Promete que voltas para mim

À horinha do costume

Não te atrases, não te demores

Não acendas o meu ciúme


Que eu vou esperar-te à porta

Como se fosse sem querer

Pois eu sei que sempre voltas

Para amar quem não podes ter

Carina Pereira

Deixe uma Resposta

