Hoje Eu Não Me Recomendo

Era tão bom, não era, podermos dizer assim como quem bate baixinho ao coração, para não magoar, que hoje não nos recomendamos! Mesmo sem a voz do Rui Veloso a romancear a coisa. Entregarmos panfletos em casa e no trabalho, sem precisar de pedidos de desculpa, porque todos nós temos dias bons e menos bons. Apenas passar o papel, rodar sobre os calcanhares e dizer, com um suspiro: “Hoje não me recomendo, faz de conta que não estou cá.”  No dia seguinte, sem pesar, entregar chocolates para quem não se recomenda também agora, porque a vez chega a todos.

Era bom que o povo, que padece de muitos dos mesmos males, inventasse assim uma série de códigos de conduta para situações e sentimentos tão comuns, os quais nós fazemos de conta que não podem ter parte na rotina diária. Sem exageros, claro.

Se os cotovelos realmente falassem podem ter a certeza que eu arranjava o que dizer por eles também, mas há dias em que o esforço de fazer conversa, de dar respostas simples até, me assombra mesmo a mim. E então, nessas alturas raras, eu tirava um desses papéis, com um sorriso sem remorso, e lá se lia “hoje estou assim meio para o chocha, tentar de novo amanhã,” e a vida continuava e o amanhã chegava, e vinham os chocolates e a tagarelice de volta. Era tão bom.

Mas nem eu nem os outros carregam consigo esse tipo de avisos e eu ergo as minhas sobrancelhas, questionando-me porque raio o empregado de mesa me serviu de forma tão rude, pergunto-me até que mal é que lhe fiz eu para ele agir assim para comigo. E no final era tão fácil: um papel de “hoje não me recomendo” com o café e o virar de costas ressentido transformava-se em gorgeta e, se calhar, mudava um dia.

Carina Pereira

in “Crónicas Ao Acaso”

Deixe uma Resposta

