All The World’s A Stage

Tal como já mencionei num post anterior, sou grande fã do cómico e escritor Britânico John Finnemore. Por causa dos programas dele, coincidentemente, acabei por fazer também alguns amigos online – o Twitter tournou-se um local de reunião aquando da transmissão dos ditos programas e o riso partilhado juntou-nos. Agora tenho mais uma penpal e algumas outras pessoas com quem falo no Twitter, e com quem troco postais de Natal e piadas que só nós percebemos.

Kathy é a pessoa que acabou por se tornar minha penpal. Temos trocado cartas e encomendas, coisas feitas à mão e que são, por isso mesmo, mais apreciadas. Ela também me ajuda quando tenho algumas dúvidas em relação à guitarra e admiro-a porque está envolvida em tudo, e tem um dom para artes e crafts fantástico. Sabe tocar guitarra, pintar, fazer postais e cartões, e faz parte de um grupo de teatro. Talvez por isso lhe tenha confidenciado umas ideias que me andavam a fervilhar na mente e a tentarem combater o quão ridículas me pareciam durante uns tempos.

Eu queria fazer um programa de rádio. Um sketch show, com personagens engraçadas e situações caricatas. A medo partilhei esta minha ideia com a Kathy, que não só a apoiou, como a adorou! O entusiasmo dela – e o facto de não achar que eu tinha um parafuso a menos por querer fazer isto – foi tudo o que eu precisava para dar pernas à ideia.

Já tenho parte do guião do primeiro episódio concluída, mas ainda me faltam algumas cenas para o terminar. Eu trabalho muito por fases e se já fui capaz de escrever acima de 50.000 palavras em menos de um mês (para um desafio de escrita: terminei a história com 30 capítulos e um plot de crime melhor do que eu poderia esperar) também me acontece de andar meses em que não escrevo uma palavra. Ou, pelo menos, nenhuma palavra digna de se partilhar.

Por isto tudo ando a procrastinar terminar esse guião, pois não sei bem onde o levar. Ou melhor, sei onde o quero levar, mas perco-me no caminho para lá chegar, como acontece com todas as histórias. Quando comecei a escrevê-lo só me surgiam ideias, inclusivé para episódios seguintes, mas passado umas semanas a inspiração estagnou. Um dos meus objectivos para este mês é terminar o guião.

Outra coisa que fiz quando eu e a Kathy começamos a debater sobre o que eu iria escrever – e eu tive a ideia de colocar um grupo de teatro amador em situações menos favoráveis – foi compor uma música como tema final do primeiro episódio. Escrevi a letra, inventei uma melodia, e depois entreguei-a à Kathy para ela dar forma à música já que ela é que sabe tocar instrumentos. Esta música saiu-me com bastante facilidade, e acho que captura bem o ambiente de teatros amadores sem meios para os fins que querem alcançar.

Fica aqui a música ainda sem edição musical, e a letra por baixo do link de áudio, como já é costume. Em Inglês. (O som é bastante alto, por isso é melhor precaverem-se.)

All The World’s A Stage

*

Gather ‘round to hear the tale

Of actors’ struggling life

It’s not all fame and glamour

There is more than meets the eye

Gather up to hear the tale

Of a struggling company

Life’s a play

Watch it with me


It’s all good

Until you take it too seriously

It’s all good

Thrill, romance, murder and mystery


Gather ‘round to hear the tale

Of actors’ struggling life

It’s not all fame and glamour

There is more than meets the eye

Gather up to hear the tale

Of a struggling company

Life’s a play

Watch it with me


Never name the Scottish play

For the love of god don’t wish good luck

Never wear green on stage

Close the door one night and let play the ghosts!


Gather ‘round to hear the tale

Of actors’ struggling life

It’s not all fame and glamour

There is more than meets the eye

Gather up to hear the tale

Of actors’ struggling life

I can declaim Shakespeare by heart

But I can’t pay taxes or do the maths


This is a theatre’s struggling life

It’s so much fun if you don’t do it right

This is an actor’s struggling life

It’s so much fun

Doesn’t pay bills but who cares about that?


It’s an actor’s struggling life oh oh x4

Carina Pereira

Deixe uma Resposta

