De Volta à Guitarra – Info

As aulas que eu vi online e transpus para Português aqui eram muito boas, mas acabaram-se.

Infelizmente a lição número 12 foi a última que ensinava acordes. As lições 13, 14, 15 e 16 ensinam a dedilhar, a última ensina até a tocar o famoso “Knocking On Heaven’s Door,” o que me é impossível pôr no papel.

Deixo aqui os vídeos em Inglês para quem quiser aprender, mas receio que as lições e apontamentos em papel se fiquem por aqui.

Lição 13

Lição 14

Lição 15

Lição 16

O site do mesmo canal do youtube tem, no entanto, um widget bastante interessante com outros acordes que não constam nos vídeos. Por isso, antes de dar estes apontamentos como concluídos, farei outros posts apenas com os acordes lá disponíveis, desde o A até ao G – creio que não tem todos os acordes existentes, mas isso seria provavelmente pedir demais.

O widget de que falo é este aqui.

Provavelmente farei uma pesquisa para descobrir que cordas compõem cada acorde, mas mais tarde. Para já os posts que farei, um para cada acorde, serão mais simples e rápidos, não terão a mesma forma que tiveram até aqui.

Depois disso deixarei aqui também o PDF com todos esses apontamentos para quem quiser fazer o download.

*

Quanto ao meu progresso com a guitarra não me posso queixar. Embora tenha andado a evitar os acordes com barra – e questiono-me se será humanamente possível barrar as cordas e reproduzir um som limpo e não sentir que a minha mão está a ser torturada – tenho como plano acabar o mês de Janeiro e tê-los domados. Estou a referir-me aos Bs e Fs. Desgraçados. Mas tenho treinado a velhinha música “What’s Up” das 4 Non Blondes, que só tem acordes meiguinhos, como o D, C e Amenor. A troca entre acordes ainda é lenta, mas sei que fica melhor, mais rápida a cada dia que passa. Assim como os dedos já se vão dobrando ao meu comando quando antes eram rígidos e teimosos. E já vou conseguindo cantar um pouco enquanto toco, embora na verdade também saiba que a maior parte das vezes troco o ritmo dos acordes todo porque começo a cantar. É divertido na mesma.

Amanhã faço anos. 28! Como prenda para mim própria encomendei um transpositor (capo) e um afinador online, que devem chegar amanhã. Ainda não tenho nenhum dos dois e fazem-me falta. Até já improvisei, para cantar a “What’s Up,” um capo com um lápiz e dois elásticos. Depois deixo aqui um tutorial, por mais básico que fazer um seja.

Amanhã recomeçam também as minhas aulas de Italiano! Mas como foi passagem de ano vamos na verdade fazer uma pequena festa na aula. Tenho de fazer uma tarte de nata para levar.

Queria acabar mais uma das estórias da minha colecção “Estórias Da Minha Aldeia” mas não sei se tenho inspiração neste momento. A ver vamos.

E parece que este post de informação sobre guitarra se tornou também num post pessoal. Um brinde a mim e à minha tagarelice.

Carina Pereira