De Volta À Guitarra – Lição 4 – O Acorde C

*

Lições um e dois disponíveis apenas em vídeo em Inglês (clique nos links.)

Links para todas as lições disponíveis de momento aqui (clique no link e veja no fim da página.) Serão adicionadas mais à medida que eu as terminar.

Infográfico da mão esquerda aqui (com as cores que eu uso como referência.)

Lição anterior / Lição seguinte

*

Lição 4

Vídeo (em Inglês)

Notas De Iniciante

O Acorde C:

A melhor forma de aprender acordes é usando uma combinação de mnemónicas, sinais visuais, assim como práctica. As combinações mnemónicas ajudarão a lembrar o nome das notas, os sinais visuais ajudarão a encontrar a combinação de notas no braço da guitarra e a práctica ajudará a solidificar a memória muscular necessária para permitir aos teus dedos fazerem todo o trabalho.

Pessoalmente eu uso como sinais visuais a imagem aqui deixada na lição anterior, do braço da guitarra com os nomes das notas. Também é possível criar stickers com o nome das notas para colocar no braço da guitarra, como o video acima demonstra. Se eu chegar a criar isso deixo aqui uma fotografia, para servir de exemplo, mais tarde.

*

O acorde C é composto de três notas:  a nota C, a nota E e a nota G.

Isto reflecte-se na guitarra da seguinte forma (lado esquerdo corresponde à parte de cima da guitarra, onde estão as cravelhas de afinação, a nota E é a corda mais grossa):

Mnemónica para memorização do nome das cordas (lê-se de baixo para cima):

É possível tocar qualquer outro C, E e G no braço da guitarra para formar o acorde C.

Ex:

A forma mais comum de se tocar este acorde é a seguinte:

Eu fiz um gráfico da mão com cores nos dedos, para melhor visualizar e decorar que dedo pressiona cada corda. É uma referência que eu acho que pode ajudar, mas é obviamente uma escolha pessoal.

Eu estava um pouco confusa acerca do facto de a nota ser composta por um C,E e G e no entanto se pressionar duas notas Cs. Suponho que se tem de pressionar o C da quinta corda porque senão o acorde ficaria com um B a mais. Demorou-me um tempo ridículo a chegar a esta conclusão, mas cada vez mais me parece a acertada.

Carina Pereira

2 thoughts on “De Volta À Guitarra – Lição 4 – O Acorde C

Deixe uma Resposta

