De Volta À Guitarra – Lição 3 – As Notas Da Guitarra

Como escrevi ontem, comecei de novo a aprender guitarra. Não tenho professor mas encontrei uns vídeos online muito bons e detalhados, e penso que para já é possível ir aprendendo sozinha. A única coisa que me faz sentir que um professor não será de todo má ideia no futuro – se encontrar algum neste fim de mundo onde até a única loja de instrumentos musicais fechou – é pelo facto de eu ter sempre questões. Uma delas é em relação à posição da mão esquerda. Bem sei que quando tive aulas em Portugal, com um professor, ele me corrigia a posição algumas vezes – a forma de agarrar o braço parece tão pouco ergonómica – mas mesmo assim a mão ficava sempre a doer-me ao fim de um tempo. Está a acontecer-me o mesmo neste momento.

Os vídeos que encontrei são tão completos que, na verdade, explicam que posição deves assumir quando tocares guitarra; aliás, a primeira lição fala exclusivamente sobre isso. No entanto, nunca tenho a certeza se estou a colocar a mão correctamente e me dói porque ainda não ganhei o músculo de ter de agarrar o braço da guitarra como uma garra, ou se realmente estou a fazer algo mal. A ver vamos.

A outra razão pela qual um professor me será certamente útil é porque eu arranjo sempre dúvidas, não me canso de fazer perguntas. Aliás, canso é os outros. Mas eu sou da opinião de que se aprende melhor se se entender o que nos está a ser ensinado.

Adiante.

Resolvi colocar aqui o desenvolvimento das minhas aulas em casa. Gosto de escrever o que aprendo, porque se torna mais fácil de entender e memorizar. E achei que postando aqui as minhas notas, além de poder ser uma ajuda para quem quer aprender a tocar guitarra em casa também, é principalmente uma forma de eu rever o que escrevi, a aula que vi, e novamente memorizar o que preciso de saber de cor. A teoria, o decorar as notas e tudo mais, é sempre o mais aborrecido. Assim tenho um melhor motivo para o fazer, e pelo que já vi, até ajuda bastante.

Os meus apontamentos, que aqui deixo, são em Português, mas embora eu sempre tenha aprendido o Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó em Portugal, as aulas que vou vendo no youtube em Inglês vêm com letras (cada letra corresponde a uma nota.) Fiz uma pesquisa rápida e aqui está a que notas correspondem as letras que eu vou usar daqui para a frente.

Do –  C
Re –  D
Mi –  E
Fa-   F
Sol – G
La –  A
Si –   B

Começo pela lição três porque a lição um e dois são sobre ergonomia e como segurar a palheta, respectivamente, e isso são coisas que se entendem ao ver os vídeos, não dá para explicar. Por isso aqui estão os links para quem quiser começar mesmo do início, como eu (as aulas são em Inglês):

Lição 1

Lição 2

Os links são direccionados para a minha playlist de videos de aprendizagem de guitarra, todos do mesmo canal – FretDaddy. Adicionarei mais vídeos à medida que for vendo as aulas. A lição três também já lá está adicionada, para quem quiser assistir.

E, sem me alongar mais, aqui ficam as minhas notas.

*

Lição 3

Video (em Inglês)

Notas de Guitarra:

EFGABCD

*

As notas no braço da guitarra estão por ordem alfabetica, correspondendo a tons. Começam em E até G e a partir daí recomeçam em A. Mas existem outros tons entre estas notas, conhecidos como sustenido (sharp) e bemol (flat.)

A – A#/Bb – B – C – C#/Db – D – D#/Eb – E – F – F#/Gb – G – G#/Ab

#: Sustenido/Sharp  (1/2 tom acima)

b: Bemol/Flat  (1/2 tom abaixo)

*As únicas notas que não têm “sharp ” nem “flat” entre elas são B-C e E-F)

*

Isto reflecte-se na guitarra da seguinte forma (lado esquerdo corresponde à parte de cima da guitarra, onde estão as cravelhas de afinação, a nota E é a corda mais grossa):

A nota escrita do lado esquerdo (de cima para baixo EADGBe) é a nota da corda quando tocada solta, sem ser pressionada. A partir daí, quando a corda é pressionada no traste correspondente, estas são as notas formadas. Como vêm a letra da nota no primeiro traste é alfabeticamente a seguinte à letra da nota tocada solta, com os sharps e flats correspondentes pelo meio.)

Mnemónica para memorização do nome das cordas (lê-se de baixo para cima):

E a primeira lição consiste nisto. Espero que as imagens sejam claras, foi a melhor forma que eu encontrei de explicar as notas como no vídeo. Ajudou-me bastante fazer isto pois fez com que decorasse a ordem das notas no braço da guitarra. Embora obviamente as saiba já recitar por ordem não sei dizer logo que notas estão onde nas cordas da guitarra, só de olhar. Isso há-de vir com o tempo.

Carina Pereira

Lições Seguintes:

Lição 4 – O Acorde C

Lição 5 – O Acorde G

Lição 6 – O Acorde D

Lição 7 – O Acorde A menor

Lição 8 – O Acorde E menor

Lição 9 – O Acorde D menor

Lição 10 – O Acorde A

Lição 11 – O Acorde E

Lição 12 – O Acorde B menor

Os Acordes Em A

*

Nota: Por qualquer razão parece que as imagens das lições todas se evaporaram. Fica aqui o PDF das mesmas, com as imagens, para download. 

 Licoes de Guitarra

Anúncios

10 thoughts on “De Volta À Guitarra – Lição 3 – As Notas Da Guitarra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s